clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Sabotadores incendeiam oleoduto no Iraque

Uma explosão causada por sabotadores provocou um incêndio neste domingo, dia 22, em um importante oleoduto do Iraque, ameaçando o fornecimento para a principal refinaria de Bagdá e representando novos tormentos para motoristas da Capital. É o segundo grande incêndio em oleodutos iraquianos neste mês.

Autoridades dos Estados Unidos culparam um vazamento de gás pelo primeiro incidente, no principal oleoduto de exportação do Iraque, que parte dos campos de petróleo de Kirkuk para a Turquia.

– Este incidente foi um ato de sabotagem. O oleoduto foi explodido deliberadamente – disse uma autoridade do Ministério do Petróleo que pediu para não ser identificado.

O oleoduto, construído nos anos 80, conecta os campos do sul e do norte do Iraque para garantir o fluxo das exportações. O Ministério do Petróleo disse que a interrupção afeta a refinaria de Al Doura, em Bagdá, forçando a instalação a depender do petróleo do sul, onde os campos de petróleo estão em más condições.

A explosão do oleoduto ocorreu poucas horas depois de dois soldados norte-americanos da 3ª Cavalaria Blindada ficarem feridos na explosão de uma mina terrestre sob seu veículo na mesma região. Dezoito soldados norte-americanos foram mortos em ações hostis desde a declaração do final do combate principal no Iraque, em 1º de maio.

O Iraque exportava cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia antes da guerra liderada pelos EUA. O país deverá retomar as vendas do produto neste domingo, usando os 8 milhões de barris estocados em tanques da Turquia.

O ministro do petróleo do Iraque, Thamir Ghadhban, disse que levará 18 meses – e que custará mais de US$ 1 bilhão de dólares – para retomar a capacidade de produção de antes da guerra, de 3 milhões de barris por dia.

As informações são da agência Reuters.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.